quarta-feira, 19 de junho de 2013

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco[bb]com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram. E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

Este texto nos trás algumas lições. A primeira delas é que

O fato de enfrentarmos tribulações não quer dizer que Jesus não esteja presente em nossas vidas.

Muitas vezes somos levados a crer que se estamos em meio a uma tempestade é porque Jesus nos abandonou. A vida cristã é cheia de lutas, temos como exemplo os grandes personagens bíblicos, Daniel foi jogado numa cova de leões, Elias foi perseguido por Jesabel e o profetas de Baal, Paulo que sofreu várias vezes e esse faço questão de ler:

II Coríntios 11:23-27 – são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.

Isso que é tempestade[bb]!! Quantas vezes por causa de uma marola soprada por uma brisa suave, nós nos sentimos abandonados por Jesus!!

É um emprego que você perdeu, um namoro que se desfez, uma dificuldade financeira[bb], seu carro que pifou ou bateu.

Nós fomos feitos para dominar e temos autoridade no nome de Jesus para repreender as investidas do inimigo. O que nos falta é fé.

Entendemos que aquela tempestade tinha como objetivo impedir que Jesus chegasse em Gadara e libertasse um endemoninhado que tornou um missionário em sua terra. Sua libertação foi o ponto de partida para o evangelho naquele lugar. Sabemos também que satanás tem poder sobre a natureza, vemos por exemplo o caso de Jó, onde satanás mandou uma tempestade sobre a casa onde estavam reunidos os filhos de Jó. Mas o que é interessante neste texto, foi que Jesus deixou claro que não era necessário acordá-lo, tanto que ele diz: Onde está a vossa fé? Numa outra feita, Jesus usou um termo semelhante: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Jesus espera que tenhamos fé, que usemos a autoridade que nos foi dada pelo Seu nome e subjulguemos satanás e suas obras contra nossas vidas.

Quando Jesus está presente em nossa vida, a tempestade se transforma em bonança.

Existe um aparelho chamado giroscópio que é colocado dentro de navios e aviões[bb]e que consiste em uma peça metálica que roda em alta rotação e é responsável por manter o equilíbrio do navio ou do avião, quando estes passam por tempestades. Jesus em nossa vida é semelhante ao giroscópio: Ele não deixa que a tempestade nos derrube afim de que alcancemos a bonança que vem depois. Mas podemos pensar: Por que Jesus deixa que passemos por tempestades? Porque através das tempestades, nós crescemos em fé, e nos preparamos para enfrentarmos tempestades ainda maiores.

Precisamos muito de aprender para ensinarmos a outros sobre o seu amor e consolarmos os aflitos. O mais importante de tudo é que o Senhor quer que confiemos Nele plenamente, mesmo nas situações mais difíceis. Dessa forma Ele nos dará todas as ferramentas e ensinamentos necessários para que possamos realizar as suas obras.

Conclusão

Confie no Senhor Jesus, mesmo no meio de tribulações. Tenha fé e repreenda o inimigo. Não pense que Jesus está dormindo ou indiferente ao seu problema. Creia no poder de DEUS. Gostaria que você curvasse sua cabeça agora e refletisse sobre as tempestades que você tem enfrentado e como elas podem ser instrumento de aprendizado para sua vida cristã. Agradeça a DEUS por elas, de coração, por Ele estar te moldando para ser um servo fiel e útil na sua obra. Peça a DEUS perdão se em algum momento lhe faltou fé. E confie no poder de Deus.

(sermão pregado dia 03/06/2004 na Igreja Batista Evagélica Nova Aliança)

VN:F [1.9.12_1141]

Nenhum comentário: